Vai se mudar? Veja como acostumar seu pet ao novo lar!

Vai se mudar? Como acostumar seu cachorro ao novo lar!

 

Mudar para uma nova casa pode ser estressante para seu cão. Planejamento com antecedência, paciência e carinho podem ajudá-lo a se ajustar mais rapidamente ao novo lar. Veja as dicas que o site Mãe de Cachorro preparou!

 

 

Preparando o novo lar

 

Conforme você for mudando tome cuidado com os itens que possam machucar/envenenar seu cão. Abaixe-se e olhe em redor na altura dos olhos do seu cão para ter certeza de que não está esquecendo nada ao alcance dele no meio da mudança.

Certifique-se de que o novo lar é seguro para seu peludo. Procure por:

 

Venenos, materiais de limpeza, repelentes de insetos, pesticidas, medicamentos, plantas venenosas etc.

Objetos/superfícies que possam queimar – ferros elétricos, aquecedores, eletroeletrônicos plugados na tomada, líquidos/superfícies quentes etc.

Eletricidade – cuidado extra com fios desencapados!

Objetos que possam provocar sufocamento – Atenção para agulhas e pregos.

Buracos por onde ele possa fugir – Casa nova pode provocar insegurança mesmo que a família inteira esteja junto. Tenha certeza de que seu cachorro não poderá escalar muros e cercas e de que não há buracos ou outras possibilidades de fuga.

Mude para o novo endereço sabendo onde há atendimentos veterinários de emergência nas proximidades.

 

Acomodando-se no novo lar

Quando vocês chegarem ao destino, tire seu peludo da caixa de transporte assim que ele estiver em um local/cômodo seguro e o examine.

Passe um tempo brincando com ele, dando-lhe atenção e carinho, mostrando a casa nova e deixando-o cheirar tudo enquanto você caminha com ele na guia.

Dê a ele um brinquedo novo e um petisco saboroso, para que ele associe o novo local com coisas boas.

Arrume a mudança do seu cão imediatamente, para que ele possa se sentir em casa vendo/cheirando sua cama/casinha, potes, brinquedos etc. Não compre nada novo neste momento! De novidade, já basta a mudança de endereço, seu cão precisa de referências para se acostumar com o novo lar.

Certifique-se de que portões, portas, cercas etc. estão fechados e de que não há possibilidade de fuga e solte-o para conhecer o quintal e a casa sozinho.

Certifique-se de que as placas de identificação dele estão com os dados atualizados.

Tente não mexer/circular/ficar limpando a área/cômodo onde estão as coisas do cão (cama, caixa de transporte, potes etc.). Ter um ambiente tranquilo e seguro é importante para que ele se ajuste às novidades.

Leve-o para passear nas redondezas – sempre na coleira e guia – todos os dias para que ele acostume-se com a nova região e também para que possa ter mais referências para voltar, caso fuja.

Seja paciente e permita que seu cachorro explore tudo na casa nova.

Veja se é possível apresentá-lo a vizinhos e seus cães. Quanto melhor eles conhecerem seu peludo, maiores as chances de ajudar em caso de fugas.

Não saia de casa com seu cão solto!