Outubro Rosa – A Granero Transportes apoia esta causa

Outubro Rosa – A Granero Transportes apoia esta causa

Pink Ribbon

No mês de Outubro a Granero Transportes é cor de rosa! Isso porque apoiamos o movimento internacional “Outubro Rosa”, que visa orientar as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a doença é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.

Relativamente raro antes dos 35 anos, o INCA informa que acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

 

O que é e como surgiu o Outubro Rosa?

O movimento começou a surgir em meados de 1990, em Nova York, na primeira “Corrida pela Cura”, onde o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da corrida em símbolo desta luta. E daí pra frente à corrida passou a ser realizada anualmente na cidade.

 

Assim, o nome “Outubro Rosa” ou “Pink Ribbon”, como também é conhecido internacionalmente, surge, fazendo alusão a cor do laço símbolo, e a campanha vêm sendo realizada em nível mundial, sempre com ações e atividades em prol do movimento.

 

Mamografia: Um direito de toda mulher

A  Lei Federal 11.664/2008 assegura a todas as mulheres a partir dos 40 anos em território nacional o direito de total assistência médica relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle de câncer de mama e também de colo uterino, através do Sistema Único de Saúde (SUS).